quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Agricultura (Tecnologia - Tipo-III

Os cultivos de transgénicos
Desde os finais do século XX, as técnicas biotecnológicas estão a melhorar geneticamente as plantas cultivadas. Através destas técnicas, introduziram-se no cultivo genes de outras de plantas e de organismos inferiores, como as bactérias.
Os resultados mais satisfatórios que foram obtidos por meio de técnica são os relacionados com a transferência de genes para a resistência dos herbicidas. Assim, através deste método, obtêm-se cultivos transgénicos que podem ser tratados com herbicidas para a eliminação das ervas daninhas sem que a espécie cultivada seja afectada.
As vantagens transgénicas são importantes nos grandes cultivos já que reduzem custos, simplificam a gestão e diminuem a aplicação de pesticidas e as tarefas de ervas daninhas. Obtém-se também um maior grau de sobrevivência e tolerância e, consequentemente, um aumento de produção.
A desvantagens das plantas transgénicas é que podem produzir cruzamentos espontâneos com variedades arvenses, fazendo com que os genes que codificam a resistência se dispersem. Esta desagregação pode ter consequências imprevisíveis.

Novas tendências da agricultura
A agricultura sustentável é a agricultura capaz de satisfazer as necessidades existentes sem comprometer os recursos das gerações futuras.
O seu principal objectivo é atingir a máxima produção possível sem por em perigo o futuro sistema agrícola. Este tipo de agricultura combina, por um lado, as vantagens da agricultura positivista, fruto da revolução verde, e, por outro, as da agricultura biológica, a qual não utiliza produtos de síntese para a melhoria das colheitas.
Além de conservar a fertilidade do solo, a agricultura sustentável procura salvaguardar o meio ambiente e garantir o bem-estar daquele que trabalham a terra.
A agro-ecologia é um tipo de agricultura sustentável que considera tanto o aspecto de produção como as relações com o ambiente, de modo que o sistema agrícola não seja fechado, mas interaja com o ambiente físico, biológico e social.
A agricultura biológica, orgânica ou ecológica coincide na maioria dos seus objectivos como a agricultura sustentável, mas rejeita o uso de agricultura e de espécies transgénicas. Neste tipo de agricultura utilizam-se fertilizantes orgânicos, como o estrume, e combatem-se as pragas através de técnicas de luta biológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário