segunda-feira, 23 de novembro de 2009

AS OBRAS (Tecnologia tipo-I)

Materiais artificiais não sintéticos
Os mais utilizados na construção actualmente são os materiais cerâmicos, os aglomerados, alguns metais e ligas e também o vidro.

Materiais cerâmicos
Os Materiais cerâmicos são os que se fabricam a partir da mistura de argila com outros componentes: água, corantes e fundentes e que são depois submetidos a um processo de coação a altas temperaturas. Tendo em conta o tipo de argila utilizado e a temperatura de coação, distinguem-se os seguintes materiais cerâmicos;
Terracota: são materiais fabricados à base de terracota, distinguindo-se entre eles as lajes, as telhas e os azulejos.

Grés: os azulejos de grés parecem-se com os azulejos. São, contudo, anis compactos e menos porosos pois são feitos à base de uma argila especial cozida a uma temperatura mais baixa.

Porcelanas: fabricada à base de caulino de caulino, a porcelana é cozida a mais de 1.000 graus e revestida de uma camada de esmalte.

Refractários: produtos capazes de resistir a temperaturas altíssimas sem sofrer alterações devido à sua baixa condutividade térmica.

Materiais aglutinantes
Os materiais aglutinantes mais utilizados são a cal, o gesso e o cimento. Existem dois tipos de cal: a cal viva e a cal hidratada.
O gesso é obtido através da desidratação da pedra de gesso e o cimento mediante a coação de uma mistura de pedra britânica, argila e diversos aditivos segundo o tipo de cimento desejado.
Os produtos aglutinantes mais utilizados na actualidade:
Morteiro: obtido a partir da mistura de aglutinante, cimento ou cal, água e areia. Acabando por endurecer em contacto com o ar e adere aos materiais porosos. O morteiro, obtido manualmente ou através de misturadoras mecânicas, classificam-se segundo as suas propriedades e as proporções dos ingredientes que o compõem.
A qualidade dos morteiros pode ser alterada através de diversos produtos químicos, ditos aditivos, para melhorar adequar o aglomerado a determinada situação ou utilização. Entre os produtos aditivos encontram-se os anticongelantes, os acelerantes, os arejantes, etc.

Betão: obtido através da mistura de cimento, água areia e pedra britada, o betão é o material por excelência da construção moderna. Apreciado pela sua durabilidade, resistência à pressão, plasticidade e facilidade em ser transportado e colocado sem perder a homogeneidade.

O betão pode ser de vários tipos.
O arenoso: pobre em cimento e pouco resistente, e o de enchimento, mais comum e mais resistente que o anterior, são dois tipos de betão normalmente utilizados em revestimentos de paredes ou pisos.

Betão Armado. Mais resistente e, por isso, mais utilizado na construção estrutural, constituído por barras de aço imersas em betão de enchimento.

Metais e ligas
Aço: é uma liga de ferro e carbono, um dos metais mais utilizados na construção. Para o betão armado utiliza-se o aço em forma de barras ou fio.
ALUMÍNIO: é outro material utilizado na construção. Leve e resistente á corrosão quando oxidado, o alumínio é sobretudo utilizado em carpintaria de exteriores.

COBRE - Para o revestimento das coberturas, cabos eléctricos e canos é o metal mais utilizado.

Latão - é utilizado em instalações eléctricas e acabamentos de interior.



Materiais plásticos: os plásticos substituem cada vez mais a madeira, a cerâmica e os metais em funções não estruturais. Somais baratos, tem uma menor densidade, são isolantes e resistentes aos ataques químicos e, além disso, são fáceis de trabalhar.

Materiais impermeáveis: a função dos materiais impermeáveis é a de impedir que a humidade exterior penetre no interior e que a interior se expanda mais do que o previsto.

Os produtos impermeáveis mais utilizados:
Os produtos impermeáveis mais utilizados são as tintas termoplásticas ou betuminosas, as telas asfálticas, telas de PVC, materiais argilosos, e nos acabamentos das juntas, diversos tipos de silicone.

Sem comentários:

Enviar um comentário