quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dancer in the Dark





Realizador: Lars Von Trier
País. França
Género: Musical/Drama
Actores: Bjork, Caterine Deneuve, David Morse, Peter Stormare, Joel Grey
Protegonista. Bjork
Duração: 135 minutos
Sinopse:
Selma emigrante checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural, nos anos 60. A única alegria da sua vida, é a paixão pela música, especialmente por tudo o que se dança dos musicais de Hollywood.
Mas Selma tem um triste segredo: está a perder visão e o se filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o fazer operar.

Resumo:
Selma é a personagem principal deste filme, em que um dia decidiu deixar, a Checoslováquia, um país da Europa de leste, e emigrar para os Estados Unidos da América. Por se rever nalguns valores culturais desse país: na música e no teatro. Chegando a participar em algumas peças teatrais. Foi também à procura de um emprego de maneira a poder-se realizar-se pessoal e profissionalmente, que o seu país não lhe deu essa oportunidade. A única ocupação que consegui arranjar foi trabalhar arduamente numa fábrica metalúrgica, para conseguir o seu sustento e juntar dinheiro, para pagar uma operação ao seu filho, porque sofria de uma doença hereditária, Selma estava consciente que ao estar a adiar por muito tempo, corria o risco de ficar cego, para toda a vida. Selma vivia esse drama, porque estava de dia para dia a perder a sua própria visão e não queria de maneira nenhuma que o seu único filho compadece-se do mesmo mal. Por causa do seu problema, foi despedida do seu emprego, já não desempenhava as suas tarefas como devia ser. A partir daqui viu a sua vida a andar para trás.
Ainda se agravou mais, quando um dia comentou o seu problema de visão ao casal, que com ela se familiarizava, dizendo-lhe que o dinheiro que guardava, podia não chegar para pagar a operação do seu filho.
Um dia o seu vizinho Bill tentou pedir-lhe dinheiro, mas ela rejeitou o seu pedido. Então ele tenta saber onde escondia a lata do dinheiro, quando teve a oportunidade vigiou-a por perto, porque sabia que ela o não consegue ver.
Quando soube que tinha sido assaltada, desconfiou logo que tinha sido Bill, foi logo estar com ele. Linda a esposa trata-a a mal, o seu marido tinha -lhe dito que ambos tinham tido um caso. Mostra-lhe uma caixa com todos os papéis do banco e expulsa-a de casa. Selma sabia que ele estava arruinado e o dinheiro que ele estava a conta-lo era o seu, tenta recupera-lo mas Bill, saca de uma arma e acaba por ficar ferido. Bill pede a ela que o mate, ela depois de resistir dolosamente, dispara nele repetidas vezes e por último, golpeia-o com a caixa de depósito na cabeça e mata-o.
Quando Selma está a ensaiar para o musical, é detida e levada para o tribunal, é acusada por homicídio e ainda com uma agravante por ser oriunda de país comunista. Ainda revela a verdade da sua situação e nega contar o segredo de Bill, tinha prometido, faze-lo. Afirmou que não tinha mais dinheiro por estar a mandar para o pai.
Foi acusada de falso testemunho e foi condenada à morte.
Katy e Jelf, devolveram a Selma o dinheiro para as custear as despesas do seu defensor, para a livrar da sentença à morte, mas Selma dispensou a defesa do seu advogado e preferiu morrer, do que o filho fiasse cego. Kathy sua amiga disse a Selma que a operação tinha sido feita com sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário