sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Influência do Poder nos meios de Comunicação Social e na opinião pública.

A comunicação social teve sempre um peso muto importante, tanto no passado como nos dias de hoje. Ela pode contribuir, positivamente para o bem-estar da sociedade. Quando actua de maneira independente, não está subjugada a nenhum regime totalitário, partido político ou a qualquer outra força que a possa ser influenciada. Os regimes totalitários serviram-se dela para manipular a opinião pública, a informação quando vinha cá para fora, muitas vezes vinha muito distorcida da realidade, só divulgavam o que conviesse a esses regimes e por vezes nem sequer chegava ao conhecimento do público, muita da informação ficava na gaveta. Os meios de comunicação com mais impacto a nível Nacional, a televisão, jornais, com bastante tiragem eram sistematicamente controlados, havia muitos textos escritos em jornais, tinham que ser tirados, outras vezes eram rasurados de cima a baixo. Muitos autores que subscreviam esses textos eram perseguidos, houve muitos que foram presos em Portugal pela PIDE.
Nos países onde se vive em estado de direito democrático, em que há liberdade de imprensa, qualquer meio de comunicação social tem um papel muito relevante para a construção de uma sociedade esclarecedora, informada do que se vai passando um pouco por todo o mundo. Hoje cada vez mais, tanto na televisão, como nos grandes jornais, revistas, etc., apresentam temas bastante diversificados, não se restringem, só ao dever de informar, emitem também opiniões a cerca desses mesmos acontecimentos, por vezes, recorrem a convidados, no geral são pessoas conhecidas do grande público, com formação, nessa área. Para que as pessoas possam fazer um juízo o mais correcta possível da realidade de um determinado assunto que foi posto em consideração. Aparece muitas vezes debates tanto na televisão como na rádio do tipo prós e contra, que são programas, que nunca existiriam, em regimes ditatoriais. Porque maior parte das opiniões iriam ser censuradas.
Não quero dizer que certos meios de comunicação social, hoje em dia sejam cem por cento isentos, na informação que transmitem, alguns parecem ser um pouco tendenciosos para o partido que está a governar e por vezes certas notícias parecem vir um pouco a conveniência desse partido. Mas em contrapartida outros meios de comunicação parecem a contrabalançar e defendendo um pouco a imagem do partido ou partidos da oposição. E assim a opinião pública não sai muito prejudicada. Deste modo o melhor é ficar no que nos parece, depois de fundamentar a nossa opinião crítica.

1 comentário: