quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Telemóveis

Os telemóveis-Vantagens e desvantagens das novas tecnologias de funcionamento do telemóvel: GSM, GPRS, 3G.



GPRS (General Paket Rádio,Services) permite o estabekecimento de ligações de dados em velocidades até 53,6 Kbps, apresentando com grandes vantagem a taxação por velume de dados transferidos (e não por duração de ligação)que se adaptam muito bem a algumas aplicações como sejam a consulta de e-mail e a navegação da internet.



3G (Umts) 3g ou UMTS (Uniersal Mobile Telecomunication System) é a nova geração de comunicações móveis que permite uma velocidade na rede móvel (até 384 Kbps) e com isso a evolução dos actuais serviços e desenvolvimento de novos serviços móveis com a video chamada.

Com as novas tecnologias da terceira geração (3G9),que oferecem dados em alta velocidade, é possivel realizar chamadas de vídeo-conferência em tempo real, com ajuda de novos equipamentos com câmara frontal, próxima ao Visor.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

AM-FM


AM significa "Amplitude Modulation": modulação da amplitude (a amplitude da onda de rádio). Na modulação de amplitude, é a amplitude (a força da onda) que é mudada. Os transmissores modernos do AM variam o nível do sinal proporcionalmente ao som que estão transmitindo. Isto é, picos positivos da energia de rádio máxima do produto sadio e picos negativos da energia sadia do mínimo do produto.FM significa "Frequency Modulation": modulação da freqüência. No FM, não é a amplitude que é modulada, e sim a freqüência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam freqüências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam freqüências mais baixas.Estes sinais modulados - AM ou FM - são detectados pelo receptor de rádio, quando ajustados a uma freqüência particular, que é passada então por uma série de circuitos a fim de decodificar e reproduzir o som original.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Município de Vila Pouca De Aguiar

Município de Vila Pouca De Aguiar

Localização

Integrado no vale de Aguiar, encravado entre as serras do Alvão e da Padrela, o concelho de Vila pouca de Aguiar situa-se na zona norte do distrito de Vila Real, estendendo-se o seu território por uma área de 437,1Km2.
Importante eixo de comunicação viário, localiza
da num ponto estratégico de ligação com os concelhos do alto Tâmega e barroso, nomeadamente Chaves, Ribeira de Pena, Boticas Valpaços e Montalegre.
Visitar o concelho de vila Pouca de Aguiar é reencontrar vestígios de um passado, é descobrir um manancial de riquezas naturais.
Pela paisagem envolvente, o coberto arbóreo, os caminhos e atalhos, as pontes aqui e ali, a proximidade dos campos cultivados, os bucólicos prados do Alvão que sustentam os rebanhos que tanto o abundam.
Por aqui, a natureza alia-se à história…


Área aproximada - 437,1Km2
Nº de freguesias – 18 (Afonsim, Alfarela de Jales, Bornes de Aguiar, Bragado, Pensalvos, Sabroso de Aguiar, Santa Marta do Alvão , Soutelo de Aguiar, Telões, Tresminas, Valoura, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Bornes, Vreia de Jales)
Província – Trás-os-Montes
Diocese - Vila Real
Orago - Divino Salvador
Feriado Municipal - 22 de Junho

Censos
Ano 1991 - População presente e Residente H/M 17 081
Ano 2001 - População presente e residente H/M 14998
Taxa de Variação - 12,2%

Principais eventos promocionais do concelho de Vila Pouca de Aguiar em 2008
  • Feira do Mel e do Artesanato 30 e 31 de Junho
  • Feira das cebolas 24 e 25 de Setembro
  • Feira dos Santos 25 de OutubroFeira da Gastronómica do Cabrito e da Castanha Novembro