terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O sistema Rodoviário (Tecnologia - Tipo I)

A transmissão de informações pertinentes ao condutor, antecipadamente contribui para melhorar a segurança rodoviária. Neste contexto de desenvolvimento da "estrada inteligente", a entrada em funcionamento do sistema europeu de posicionamento por satélite Galileu a partir de 2008, permitirá o desenvolvimento de sistema de navegação e orientação, a informação sobre o estado da circulação ou o seguimento de veículos que transportem mercadorias perigosas.

-A partir de de 2005, estão disponíveis radares de curto alcance para automóveis capazes de detectar os perigos de colisão e de desencadear automaticamente o sistema de travagem. Para os radares de curto alcance, estará doravante disponível uma gama de frequências especial, que cobre o território da UE. Estão actualmente em fase de desenvolvimento outras aplicações úteis, nomeadamente sistemas de transmissão sem fios de dados de elevada capacidade ou de localização de vítimas em caso de emergência.

Sistemas de vigilância
A instalação e utilização de sistemas de vigilância electrónica, por meio de câmaras digitais de vídeo ou fotografias, de sistemas de localização e de sistemas de fiscalização electrónica da velocidade (sistemas de vigilância electrónica rodoviária, para captação e gravação de dados e seu posterior tratamento.
Os sistemas de vigilância electrónica rodoviária e os sistemas de informação de acidentes e incidentes visam unicamente, a protecção e segurança das pessoas e bens, públicas ou privado, no que respeita à circulação rodoviária, no controlo e monitorização do tráfego rodoviário.
No âmbito da utilização dos sistemas de informação de acidentes e incidentes, podem ser tratados os seguintes dados:
-imagem
-a detecção e prevenção de acidentes.
-A prestação de assistência rodoviária
-dados de identificação e contactos das pessoas envolvidas e dos veículos
-local, data, hora do acidente ou incidente

As forças de segurança acedem aos sistemas de vigilância electrónica rodoviária e aos sistemas de informação de acidentes e incidentes.
Direcção Geral de Viação
-Entidades com competência legal para prestar assistência em caso de emergência e socorro


Sinalização das vias rodoviárias

O aumento da idade média dos condutores e dos volumes de tráfego, com os consequentes problemas de menor capacidade de visão e a necessidade duma rápida descodificação das mensagens, faz com que a Sinalização Vertical seja fulcral para a Segurança dos condutores.A utilização de telas retro reflectoras de maior performance, nomeadamente as de Nível III que possam dalgum forma colmatar estas especificidades, especialmente à noite e com chuva. Contribui activamente para a melhoria da qualidade da sinalização vertical e para os objectivos colectivos da redução da sinistralidade em Portugal.


-Durante a noite, em que a eficácia do olho humano é 1/20 da visão diurna, o condutor vê muito melhor as Marcas Rodoviárias do que a própria estrada.O aumento da segurança rodoviária é uma das prioridades fundamentais na concepção das políticas de actuação na rede viária, dado que contribui decisivamente para reduzir a sinistralidade que comporta um altíssimo custo em vidas humanas e danos materiais.As marcas rodoviárias são sem dúvida um dos factores que mais contribui para a Segurança rodoviária, tendo como principais objectivos:
Delimitar vias de circulação
Separar sentidos de circulação
Indicar os limites do pavimento
Delimitar zonas mortas (onde não se circula)
Complementar a sinalização vertical
Regular a circulação (estacionamento, ultrapassagem)

-As guardas quer metálicas quer mistas quer em betão, são equipamentos indispensáveis à segurança duma estrada. Pelo seu efeito de amortecimento e contenção evitam despistes e colisões que poderiam causar graves consequências.

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