terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O sistema Rodoviário (Sociedade -Tipo III)

O desenvolvimento da rede viária contribuiu para modificar a densidade e a aglomeração da população no território. Enquanto, há uns anos atrás a população, quer habita-se na aldeia, vila ou cidade, a sua distribuição, dispunha-se normalmente em volta da parte central desse povoado. O crescimento partia do centro para a periferia. Pode-se dizer-se que os “centros atraiam as partes periféricas”. Havia enormes vantagens das pessoas, residirem perto dos centros. A rede de transportes públicos eram mais acessíveis e regulares do que, fora dela. Os vários tipos de serviços também se centravam aí, como o comércio, a indústria etc.
Com o aparecimento do automóvel e a sua expansão, e como consequência disso foram criadas mais e melhores infra estruturas rodoviárias, que levou as pessoas a preferir viver fora dos centros populacionais dispersando-se ao correr desses eixos viários, começando a aparecer povoamentos dispersos e novos aglomerados habitacionais, dando por vezes origem, também a novos centros urbanos, principalmente nas redondezas das grandes metrópoles, Lisboa e Porto.
O principal responsável da alteração desse crescimento deve-se em parte ao uso cada vez mais acessível do automóvel por parte das famílias portuguesas. Agora deixavam de estar tão dependentes das condições que usufruíam, quando residiam, perto desses epicentros habitacionais. Passando, agora a ter aqui, também melhores condições de vida, livre da poluição quer sonora ou de fumos provenientes das indústrias, automóveis, etc.

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