terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

STC 1 S. M. Financeiros - Ciência Tipo I

O aumento da inflação resultante da taxa de crescimento do nível de preços, acontece quando há uma oferta agregada derivada da quantidade total de bens e serviços finais que as empresas produzem durante um determinado período de tempo e não conseguem vender para o consumidor final, devido a ter custos acrescidos resultantes da produção e da tecnologia aplicada é por isso que ocorrem crises de oferta devido a reduzir a oferta agregada. Porque ao aumentar os custos de produção, as empresas aumentam os preços, consequência do desequilíbrio entre a procura e a oferta, gerando a inflação. Quando se dá uma subida de preços, a procura reduz-se, uma vez que os produtos são mais caros e, ao haver uma menor procura, as empresas reduzem a produção para evitar a acumulação de stocks.
O ciclo económico depara-se com movimentos ascendentes e descendentes que, de forma mais ou menos regular, sofre a actividade económica ao longo de um período (superior a um ano). O ciclo económico considera as flutuações no tempo com as principais variáveis económicas de entre as quais se destacam as oscilações que apresentam o produto interno bruto (PIB) e a taxa de desemprego a inflação. A maior parte das variações macroeconómicas flutuam simultaneamente, ou seja, se cresce o produto interno bruto num dado período, também custuma crescer ao mesmo período o consumo e o investimento, mas quando o produto interno bruto diminui num determinado período também o investimento e o consumo o seguem.
Já na relação entre a produção (medida através do produto interno bruto) e o desemprego (medida através da taxa de desemprego) costuma ter uma relação inversa, se aumenta a produção, produz uma diminuição do desemprego e vice-versa.

Sem comentários:

Enviar um comentário