quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conforto Térmico Tipo I

Conforto térmico Tecnologia Tipo I


Isolamento térmico Cappotto Viero
- Este sistema de conforto térmico consiste na fixação de placas de expandido nas fachadas. As placas são cobertas e reforçadas com uma massa adesiva armada com uma malha de vidro e o acabamento é feito com um revestimento final contínuo, o que lhe confere protecção e decoração permanente. As vantagens desta aplicação são: maior resistência às agruras do tempo, uma parede isolada com este sistema cappotto é mais resistente aos ciclos climáticos. A aplicação exterior deste sistema previne as pontas Térmicas, reduz os choques térmicos impede a infiltração das águas da chuva e permite que a massa térmica se concentre no interior da construção.
O sistema cappotto evita a fuga do calor das paredes para o exterior no inverno e, no Verão, impede a entrada de calor do exterior para o interior, proporcionando um ambiente mais fresco e garantindo o conforto térmico nas casas durante todo o ano, principalmente, no interior. Permite, igualmente, que o ambiente, no interior mantenha temperaturas adequadas ao longo de todo o ano sem intervenção de aparelhos climatizadores o que se reflecte num maior conforto térmico e na redução dos custos energéticos.

Cortiça é um isolante ecológico
- Portugal é o país dos sobreiros, com especial na zona do Alentejo somos o maior produtor do mundo de cortiça, produzimos mais que todos os outros países produtores de cortiça juntos. Da cortiça que extrai do seu tronco, e que lhe proporciona uma protecção contra o fogo que as outras arvoreis não tem, são feitas não apenas as rolhas mas também isolamentos para construções. Reduz as perdas térmicas entre pisos contíguos. Fácil aplicação, directamente na confrangem, não necessita de colas. Facilidade de revestimento. Baixo custo.

Isoloc
– É um material de isolamento térmico e acústico à base de celulose de papel de jornal recicla dados (91%) e sais de boro (9%), semelhante ao algodão e a lã que pode ser insuflado ou projectado em paredes, pavimentos, tectos e coberturas. A lã de celulose ISOFLOC para alem de se adoptar as formas dos espaços onde é insuflada, veda todas as fendas, orifícios ou quaisquer pontos de descontinuidade, isto consegue-se porque o ISOFLOC é aplicado por insuflação com recurso a ar comprimido e não em massa ou placa como acontece com a maioria dos isolamentos.

Sistema de revestimento de fachadas
- Sistema de revestimento de fachadas, apresenta-se como uma solução com uma contribuição muito eficaz para o bom desempenho térmico das mesmas, ao mesmo tempo que oferece solução estética interessante. Trata-se de um sistema de revestimento exterior de paredes em fachadas que, combinando a utilização de um material com grande eficácia do ponto de vista do isolamento térmico (placas poliestireno expandido ou extrudido, lã mineral, aglomerado de cortiça, entre outros com revestimento de acabamentos e decoração adequados, proporciona um elevado grau de eficácia na protecção térmica de paredes.


Casa e Clima em Harmonia Melhor conforto e reduzir o consumo de energia é o objectivo da arquitectura bioclimática, projectando e construindo um edifício considerado a envolvente climática. A orientação das fachadas sul é favorável, no inverno ou verão, desde que com sistemas de sombreamento a proteger do sol directo. Numa sala de 30m2, as necessidades de arrefecimento podem aumentar em 1kw, se a sala for orientada a Oeste, em vez de a sul a água pode ser usada para arrefecer o ar. Caso haja espaço disponível em frente à habitação, é possível criar espelhos de água. A evaporação da água dá-se junto às paredes exteriores de casa, diminuindo a temperatura do ar em seu redor. A forma do edifício influencia as perdas e ganhos de calor entre o interior e o exterior. Quando mais compacto for o edifício, menor serão as perdas energéticas. Além disso, uma casa baixa está menos exposta ao vento. Os vidros duplos protegem do calor e do frio. Têm duas camadas de vidro, separadas de vidro, separadas por uma câmara de gás inerte, de maior efeito isolante. As perdas de calor para o exterior reduzem-se em 45% com uma janela de vidro duplo e caixilharia isolante. O isolamento térmico previne fugas de calor entre o interior e o exterior. O mesmo deve ser colocado no exterior, revestindo paredes e vigas e evitando as pontes térmicas. Uma parede simples isolada pelo exterior evita até 50% das perdas de calor. Parede de Trombe é constituída por um vidro exterior orientado a sul e uma caixa-de-ar e uma parede de grande inércia térmica (de tijolo maciço, por exemplo). Estas paredes acumulam o calor do sol durante o dia, transmitindo-o para o interior durante a noite. A técnica de arrefecimento pelo solo permite refrigerar as divisões, fazendo passar ar do exterior por tubos enterrados, onde arrefece, sendo depois libertados na casa. No inverno, o mesmo sistema permite pré-aquecer o ar. O uso de vegetação, de preferência a Este e a Oeste, evita a entrada de radiação solar directa através das janelas e protege as paredes exteriores do acesso de calor. A vegetação também protege do vento e o oxigena o ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário