quinta-feira, 18 de junho de 2009

OS transportes Tipo II

OS TRANSPORTES
Sociedade Tipo II

A dispersão das funções urbanas tem como consequência uma circulação ou movimento contínuo entre umas zonas e outras. A circulação é a deslocação das pessoas para acederem aos lugares onde realizam as suas actividades quotidianas ou profissionais.
A circulação implica progresso, já que aproxima zonas distantes e melhora as possibilidades de comunicação entre pessoas. No entanto, a circulação também tem consequências negativas: aumento da contaminação ambiental (atmosférica, acústica e visual), perda de tempo por causa do transito intenso no interior das cidades, dificuldade para estacionar os veículos, incomodidade nas deslocações a pé ou de bicicleta, um número elevado de acidentes, etc.
Para a circulação de pessoas, mercadorias e produtos são necessárias infra- estruturas. Como seja: rodoviárias, ferroviárias, marítimas e aéreas. Organizando-se em forma de rede, apresentando cada uma delas determinadas características.
A circulação de veículos desenvolve-se nas infra-estruturas rodoviárias. Para superar os obstáculos naturais, precisam de grandes obras de engenharia, como túneis, pontes ou viadutos, formando uma rede densa com um crescimento constante que exige uma inversão contínua, tanto para a circulação de novas obras como para a manutenção das existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário