quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conforto Térmico Tipo II

Conforto Térmico Ciência Tipo II

Transmissão de energia térmica
Os corpos tem a capacidade de transmitir ou receber energia térmica de outro corpo. As formas mais comuns de transmissão de energia térmica são: A condução a conveção e a irradiação.
CONDUÇÃO – É quando a energia térmica é transmitida de partícula em partícula. Quando esquentamos a ponta de um ferro, por exemplo, os átomos daquele material que se situam na ponta accionam bens vizinhos, propagando a energia por todo o material. Por isso a condução só ocorre através de um meio material.
Para calcular a quantidade de energia térmica que em tempo determinado propagou por uma superfície, ou seja, se quisermos calcular o fluxo térmico temos a seguinte equação:

Suponhamos agora que temos uma parede. Em um dos lados, existe uma temperatura bem mais alta, em outro, mais baixa. Quando dois meios possuem diferentes temperaturas, os factores que irão influenciar essa transmissão de energia térmica (fluxo térmico) do mais quente para o mais frio, são: A diferença entre as temperaturas A área da parte (A) sua espessura (L) e o tipo de material que ela é sintetizado tudo, temos a seguinte equação: Obs.: (K) é o coeficiente de condutividade térmica e é dado em
Cada tipo de material possui um valor específico.

CONVECÇÃO – É a transmissão de energia térmica em virtude da diferença de densidade entre os meios. Um exemplo, de convecção é quando colocamos a mão por cima da vela do calor é bem maior pelo facto do ar quente mais próximo à chama tornar-se menos denso que o ar quente sobe.
IRRADIAÇÃO – A irradiação é o único tipo de transmissão térmica que pode se propagar no vácuo, é a forma pela qual o sol aquece a terra. Este tipo de transmissão se baseia em ondas electromagnéticas, especialmente as radiações infravermelhas. Um detalhe relacionado a irradiação é que as superfícies escuras são mais propícias as radiações, assim, se usaremos uma roupa preta em um dia ensolarado, com certeza sentiremos mais calor

Sem comentários:

Enviar um comentário