segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AS MIGRAÇÕES - SOCIEDADE TIPO - II

Relação entre fluxos migratórios com estruturas de oportunidade (económica, politica, social e cultural)

ECONOMICOS - A maioria de consequências económicas associadas aos movimentos migratórios são situações de instabilidade laboral, de precariedade, de venerabilidade e de desprotecção social, muitas vezes relacionadas com a situação ilegal do imigrante. Nas sociedades emissoras, as consequências positivas são paulatina redução da pobreza, tendência para o equilíbrio do balanço de pagamentos, atendendo as remessas de divisas que os imigrantes enviam as suas famílias, e a potencial inovação que se manifesta com os retornos.
Para o conjunto das sociedades receptoras, considera-se uma consequência positiva o aumento de mão-de-obra, quando esta não concorre, directamente com os trabalhadores nacionais, e a sua contribuição para fortalecer o sistema das pensões

SOCIAIS – O migrante têm de se integrar num novo modo de vida, de se voltar a socializar, o que constitui um desafio tanto para o migrante como para a sociedade receptora. No entanto, a realidade da migração mostra frequentemente situações de indefesa, de marginalidade e de descriminação, que podem originar guetos urbanos e actos violentos de carácter xenófobo.

CULTURAIS – Nas sociedades emissoras, o movimento de grandes contingentes de população favorecem a estagnação dos elementos culturais, impedindo uma nova ordem social e favorecendo a exposição as influências culturais externas. No âmbito das sociedades receptoras, se exceptuam as atitudes xenófobas ou raciais, a aceitação do imigrante tem como consequência um enriquecimento cultural e um passo importante para a tolerância e para o universalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário